Crónica
Em Destaque

Fogo dentro dos ossos

Céu azul. Reina o sol. Fogo dentro dos ossos. Tiro o casaco. É agora dispensável, diferente de quando saí de casa; fazia um friozinho pontiagudo. Escrevo. Escrevo para mim. Para o presente. Para todos os tempos. Para imortalizar o fogo deste instante. Invoco o futuro para dentro desta página enquanto espero despegar às 15 e 30. O futuro nasce incolor. Cada um pinta-o, a seu gosto. Futuro que fui obrigado a pintar com sangue: trabalhar das 7 e 30 às 15 e 30.

17.05.2023. O mundo grita. Em todas as línguas. São gritos de todas as cores. Há especulação de preços no mercado do Zimpeto. Saquinho de cebola custa 750 mt. Subiu acima de 60%. Mais carvão para o fogo do estômago. Dizem que as machambas da África do Sul ficaram alagas e toda a cebola apodreceu. Por isso a subida. Verdade? E as nossas machambas aqui na Pérola do Índico? Eis a sina dos moçambicanos: dependência eterna. Céus!!

“Muatala exige mais acção policial.” Justamente hoje, o dia em que se comemoram os 48 anos da criação da corporação. Um grupo de polícias fardados passa em marcha e aos berros pela rua. Eis a comemoração. Em movimento. Ritmo e fogo dentro dos ossos. Sangue em ebulição.

“Leis do Caju e de Investimento vão a debate na especialidade”. Neste país, o que mais existe são leis. Cada dia são promulgadas e revistas novas leis. Somos um país de leis. O mau é que elas não são cumpridas; principalmente pelos que as concebem. Muitas vezes, essas leis, só são invocadas quando é para punir um cidadão comum. Entre os camaradas não há lei nenhuma a não ser a própria camaradagem. Na verdade, a camaradagem está acima de todas as leis.

“Colisão entre barco e hipopótamo faz um morto e 23 desaparecidos no Malawi”. Desastre sobrenatural.

“Nyusi garante que já estão criadas condições para conclusão do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração”. Será que este DDR algum dia terá o desfecho desejado?

“Moçambique recebe um milhão de dólares para combater a malária no contexto do ciclone Freddy”. Mais capim para os cabritos que comem onde estão amarrados, dizem os comentários.

“Ucrânia diz ter abatido mísseis hipersónicos russos pela primeira vez; mísseis balísticos que atingem até dez vezes a velocidade do som estavam entre uma série de 18 que a Rússia disparou contra a Ucrânia durante a noite.” Fogo! Fogo! Fogo! E “França promete tanques e veículos blindados à Ucrânia”. Até quando este fogo? Bob Marley responde: “until the basic human rights are equally guaranteed to all, without regard to race, dis a war”.

“Os 4 jovens que colocaram a placa ˗ Rua Azagaia ˗ em Khongolote, foram recolhidos pela PRM e a mesma foi removida pelos agentes”. Justamente hoje, o dia em que se comemoram os 48 anos de criação da corporação.

Apesar de toda a lufa-lufa, o céu continua azul e o sol sorridente. E tudo isto é fogo dentro dos ossos.

Por Fernando Absalão Chaúque

In “Diário”

Todas as novidades no seu email!

Fernando Chaúque

FERNANDO ABSALÃO CHAÚQUE Licenciado em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Pedagógica de Maputo, é professor de profissão. É também escritor, autor do livro “Âncora no Ventre do Tempo” (2021), Prémio Literário Alcance Editores, edição de 2019, e co-autor das seguintes obras: “Barca Oblonga” (editora Fundza, 2022), “Mazamera Sefreu” (editora Kulera, 2023) e “Atravessar a pele” (Oitenta Noventa, 2023). Fez parte dos livros “Os olhos Deslumbrados” (FFLC, 2021); “Um natal experimental e outros contos” (Gala Gala edições, 2021).

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo