Livros
Em Destaque

8 Novidades Literárias da Gala-Gala Edições

A Gala-Gala Edições tem-se destacado no panorama literário moçambicano por sua dedicação à publicação de obras que reflectem a diversidade e a riqueza cultural do país. A editora lançará uma série de livros que exploram uma ampla gama de temas, desde a poesia até a história e o comércio informal, cada um trazendo novas perspectivas e vozes distintas para o cenário literário. Este artigo faz uma breve apresentação de livros que esta editora lançará dentro de alguns dias e alguns lançados recentemente.

Esses lançamentos da Gala-Gala Edições não apenas enriquecem a literatura moçambicana, mas também oferecem uma ampla gama de temas para exploração académica e reflexão crítica. As obras destacam-se pela originalidade, profundidade e relevância, reafirmando a posição da editora como um pilar fundamental na promoção da cultura e da literatura em Moçambique.

  1. O lado sujo da metáfora – Jeconias Mocumbe

8 Novidades Literárias da Gala-Gala Edições

O lado sujo da metáfora” é o mais recente livro da autoria do poeta Jeconias Mocumbe.

Neste livro, o quarto de Mocumbe, está patente um estilo de texto curto, límpido e directo, em que a linguagem é cortante e atinge o ponto de ebulição.

Ademais, “O lado sujo da metáfora” que integra a colecção Biblioteca de Poesia Rui de Noronha, da Gala-Gala Edições, tem 84 páginas e está dividido em dois cadernos: “A idade e outras vaidades” e “A ilha dos teus ossos em meus olhos”, que formam um único poema.

Segundo Pedro Pereira Lopes, editor do livro, “a maior parte dos textos do livro revelam a profundidade e a subtileza do haicai, através de versos curtos e precisos. E avança, “a poesia de Mocumbe é marcada por uma escrita refinada, onde cada palavra é escolhida com meticulosa atenção para criar imagens simples, mas poderosas”.

O livro será lançado no dia 2 de Agosto, às 17h, no Inhambane-Hotel Escola, na cidade de Inhambane e será apresentada pelo professor Alberto Mathe e comentada por Stélio Daniel.

Jeconias Mocumbe nasceu Edilson Sostino Mocumbe, na província de Gaza. É formado em Ciências Policiais pela Academia de Ciências Policiais (ACIPOL). Publicou os livros de poesia “Calvário e a Cruz” (2021), “Intervalos de demência” (2022) e “não faça nada até a madrugada sussurrar ou surrar à porta” (2022). É ainda co-autor de “Espiritualidade Poética” (2019) e “Strip-tease” (2023). Venceu, com o livro “Os Dedos da Agonia”, o Prémio Internacional de Poesia Lusófona Floriano Martins, edição 2024.

  1. A Instalação do Corpo – Léo Cote

8 Novidades Literárias da Gala-Gala Edições

Em A Instalação do Corpo, Cote revela-se por meio de textos extensos, com versos ponderados, explorando o corpo, a paixão, a poesia e a Ilha (Muhipiti), com uma intensidade que remete às influências de Rui Knopfli e Luís Carlos Patraquim.

Em quase 100 páginas divididas em três cadernos (“Mitografia”, “O Ciclo da Ilha” e “A Geografia do Afecto”), o poeta, já reconhecido por sua obra, destaca-se como uma das vozes mais densas e originais da poesia moçambicana pós-Charrua.

Léo Cote nasceu em 1981, em Maputo. Frequentou o curso de Linguística e Literatura na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane. Foi professor do ensino primário e secundário. Tem publicado Carto Poemas de Sol a Sal” (2012); “Poesia Total” (2013); “Campo de Areia” (2019) e “Eva” (2021).

  1. As coisas do Morto – Francisco Guita Jr.

8 Novidades Literárias da Gala-Gala Edições

“As Coisas do Morto” é a nova proposta do poeta Francisco Guita Jr.  O livro, de 69 poemas, mergulha nas reflexões sobre a passagem da vida e a efemeridade das coisas. A vida e a morte andam de mãos dadas, a beleza das coisas pequenas, como contemplar as águas, o sol, o voo dos flamingos, e experimentar o triste, os tempos idos, a dor ou a perda, são retratados com ternura e sensibilidade.

Francisco Guita Jr. nasceu em Inhambane, em 1964. Inicia a sua actividade literária no Xiphefo, Caderno Literário, em 1987, do qual é membro fundador. Estreia-se em 1997 com o livro de poesia “O Agora e o Depois das Coisas”. Em 2000, publica “Da Vontade e de Partir” (Prémio FUNDAC – Rui de Noronha, 1999) e “Rescaldo” (1.º Prémio de Poesia TDM – Telecomunicações de Moçambique, 2001). Lança em Portugal e Moçambique, em 2006, “Os Aromas Essenciais”. Em 2020 publica, em Moçambique e Angola, o livro “Da Pele do Rosto/ A Coisa do Tempo”.

  1. A Nossa História em Chimoio: ERA, IMA, IAC

8 Novidades Literárias da Gala-Gala Edições

A Nossa História em Chimoio” é um livro que retracta as experiências e desafios enfrentados por uma geração em tempos de mudança. Através de narrativas pessoais e colectivas, a obra capta a essência de um período crucial na história moçambicana, retractando não apenas a evolução educativa e social, mas também o espírito comunitário e a resistência cultural que definiram a época

A obra, organizada por Dalila Torre do Vale, Domingos Diogo, Francisco Jovo, Hélder Muteia, Maria Regina Cruz, Marina Canotilho e Rafael Uaiene, é livro-depoimento que oferece uma janela para a alma vibrante da cidade de Chimoio, explorando as vivências e memórias dos ex-estudantes da ex-Escola dos Regentes Agrícolas (ERA), do Instituto Médio Agrário (IMA) e do Instituto Agrário de Chimoio (IAC) entre os anos de 1977 e 1980.

“A Nossa História em Chimoio” será lançado no dia 1 de Agosto, 17h, no Edifício do BCI-sede (Maputo); será  apresentada por Dalila Torre do Vale & Hélder Muteia e contará com comentários de Virgílio Mateus, Zuber Ahmed, João Zamissa, José M. Mota Cardoso, Maria dos Anjos do Rosário, Mety Gondola & Graça Machel.

  1. A Mulher e o Comércio Informal Transfronteiriço Mukhero no Sul de Moçambique – Prof. Jorge Jairoce

8 Novidades Literárias da Gala-Gala Edições

O livro “A Mulher e o Comércio Informal Transfronteiriço Mukhero no Sul de Moçambique”, do Prof. Jorge Jairoce, faz uma análise profunda e esclarecedora sobre a dinâmica do comércio informal transfronteiriço, especificamente centrado no fenómeno do “mukhero”.

A obra procura responder a perguntas essenciais, como a definição de “mukhero” e suas origens, investigando quando e como esse comércio surgiu na região. O autor também explora as características dos participantes do “mukhero”, que são maioritariamente mulheres, destacando suas experiências e desafios.

Além disso, o livro examina o papel das instituições governamentais, analisando como elas regulam e afectam essa prática económica, crucial para muitas comunidades locais. Com uma abordagem rica e informativa, a obra de Jairoce é uma contribuição importante para a compreensão das interacções económicas e sociais no Sul de Moçambique e, certamente, no país.

Este livro está integrado na colecção “Nossa gente, nossas línguas” da Gala-Gala edições.

  1. Moçambique e Finlândia: Perspectivas Educacionais Comparadas – Sarita Henriksen Monjane e Albino Fernando Chavale

8 Novidades Literárias da Gala-Gala Edições

Moçambique e Finlândia: Perspectivas Educacionais Comparadas“, organizado pelos professores Sarita Henriksen Monjane e Albino Fernando Chavale, reúne artigos científicos que exploram os sistemas de ensino de Moçambique e da Finlândia e apresenta, ainda, insights sobre a “profissão professor” em Moçambique e o ensino da língua inglesa como língua estrangeira.

É um livro fundamental para educadores, pesquisadores e todos os interessados em compreender as nuances e desafios da educação em contextos distintos.

  1. Gruveta, General de Todas as Frentes – Lo-Chi e António Barros

8 Novidades Literárias da Gala-Gala Edições

“Gruveta, General de Todas as Frentes” é uma compilação de depoimentos de várias personalidades que conviveram e trabalharam com o homenageado, entrevistas e uma selecção de fotografias que retractam a sua vida. A obra, divididas em quatro partes, tem 268 páginas e conta com o prefácio de Mussagy Daude Jeichande.

Segundo os coordenadores do livro, Lo-Chi e António Barros, a inspiração da obra veio da necessidade de se homenagear Bonifácio Gruveta, “uma figura única, de destaque em várias frentes de combate pela pátria, boa governação, amizade, companheirismo e lealdade”. Para os autores, o lançamento da obra representa um momento ímpar de celebração da vida de um herói nacional e do seu legado.

De acordo com prefaciador, Mussagy Daude Jeichande, Gruveta “é tido como o General de todas as frentes porque, ao longo do seu compromisso histórico, coube-lhe o desafio de abrir frentes, quer durante a Luta de Libertação Nacional, quer após a independência”.

“Gruveta, General de Todas as Frentes” sai pela chancela da Gala-Gala Edições e inaugura a colecção “Individualidades e Espaços”.

  1. RAP como arte e Filosofia – Daúde Amade

8 Novidades Literárias da Gala-Gala Edições

RAP como arte e Filosofia” desafia as convenções e nos convida a reflectir sobre a própria essência da arte e da filosofia. Seriam elas expressões separadas ou inseparáveis? Como a cartografia estética do rap moçambicano se imbrica com esses dois campos do conhecimento?

Daúde Amade, professor, é um crítico literário, ensaísta e prosador em ascensão. Em “Rap como arte e filosofia: cartografias estéticas no contexto moçambicano”, apresenta a ideia de que o rap é muito mais do que apenas rimas e batidas.

Este livro pertence à colecção “Nossa gente, nossas línguas”.

 

15 Romances Moçambicanos para (re)ler em 2024

Todas as novidades no seu email!

Fernando Chaúque

FERNANDO ABSALÃO CHAÚQUE Licenciado em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Pedagógica de Maputo, é professor de profissão. É também escritor, autor do livro “Âncora no Ventre do Tempo” (2021), Prémio Literário Alcance Editores, edição de 2019, e co-autor das seguintes obras: “Barca Oblonga” (editora Fundza, 2022), “Mazamera Sefreu” (editora Kulera, 2023) e “Atravessar a pele” (Oitenta Noventa, 2023). Fez parte dos livros “Os olhos Deslumbrados” (FFLC, 2021); “Um natal experimental e outros contos” (Gala Gala edições, 2021).

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo