Quinta-feira, Novembro 21

Jon Fosse: Nobel de Literatura de 2023

O autor norueguês Jon Fosse foi laureado com o Prémio Nobel de Literatura de 2023. Nascido em Haugesund em 1959, Fosse é um prolífico escritor, com um extenso corpo de trabalho que engloba 40 peças de teatro, numerosos romances, colecções de poesia, ensaios, livros infantis e traduções.

Sua notoriedade teve início em 1999, quando sua peça “Someone is Going to Come” foi produzida em Paris. Recentemente, a série de sete livros de Fosse, composta por “The Other Name”, “I is Another” e “A New Name”, lançados entre 2019 e 2021, foi reconhecida pelo comité Nobel como sua “magnum opus”, conforme afirmou Mats Malm, Secretário Permanente da Academia Sueca.

Anders Olsson, Presidente do Comité Nobel, elaborou uma biografia comemorativa para coincidir com o anúncio. Ele destacou que Fosse mescla fortes laços locais, tanto linguísticos quanto geográficos, com técnicas artísticas modernistas.

Ao comparar Fosse com escritores como Samuel Beckett, Thomas Bernhard e Georg Trakl, a declaração escrita de Olsson observou que, embora a escrita de Fosse compartilhe uma visão negativa, ela “não pode ser considerada como resultante de um desprezo niilista pelo mundo. Na verdade, há grande calor e humor em seu trabalho, e uma vulnerabilidade ingénua em suas imagens nítidas da experiência humana.”

Fosse não era o favorito para o Prémio Nobel deste ano, com as apostas favorecendo a escritora chinesa Can Xue e o autor japonês Haruki Murakami. A premiação reconheceu a extraordinária contribuição de Fosse para a literatura, destacando sua versatilidade como autor e sua habilidade em abordar temas complexos de maneira profunda e comovente.

Jon Fosse: Biografia adicional

Jon Olav Fosse (29 de setembro de 1959) é um escritor e dramaturgo norueguês. Ele nasceu em Haugesund, Noruega, e iniciou sua carreira literária em 1983 com o romance “Raudt, svart” (Vermelho, preto). Sua primeira peça de teatro, “Og aldri skal vi skiljast,” foi encenada e publicada em 1994. Além de romances e peças, Fosse também escreveu contos, poesia, livros infantis e ensaios. Suas obras foram traduzidas para mais de 40 idiomas, e ele foi nomeado cavaleiro da Ordre national du Mérite da França em 2007. Fosse também é reconhecido como um dos 100 maiores génios vivos pelo The Daily Telegraph. Desde 2011, ele tem a honra de residir no “Grotten,” uma residência honorária no Palácio Real de Oslo, concedida pelo Rei da Noruega em reconhecimento às suas contribuições para a cultura e as artes norueguesas. Fosse também actuou como consultor literário na tradução norueguesa da Bíblia em 2011.

Todas as novidades no seu email!

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Share.

FERNANDO ABSALÃO CHAÚQUE Licenciado em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Pedagógica de Maputo, é professor de profissão. É também escritor, autor do livro “Âncora no Ventre do Tempo” (2021), Prémio Literário Alcance Editores, edição de 2019, e co-autor das seguintes obras: “Barca Oblonga” (editora Fundza, 2022), “Mazamera Sefreu” (editora Kulera, 2023) e “Atravessar a pele” (Oitenta Noventa, 2023). Fez parte dos livros “Os olhos Deslumbrados” (FFLC, 2021); “Um natal experimental e outros contos” (Gala Gala edições, 2021).

Leave A Reply

Exit mobile version